terça-feira, 5 de julho de 2011

Habitat

O grupo das gimnospermas é subdividido em quatro divisões: Coniferophyta (coníferas), Cycadophyta (cicas), Gnetophyta (gnetófitas) e Ginkgophyta (gincófitas).


Coníferas: coníferas e abrigam cerca de 550 espécies, contidas em cerca de 50 gêneros.Habitam principalmente regiões temperadas. A conífera mais conhecida é o pinheiro do gênero Pinus. A espécie mais numerosa é a sequóia. Outras coníferas bem conhecidas são os ciprestes e as araucárias.

Cicas: As cicas são plantas que se assemelham com as palmeiras e apresentam folhas coriáceas.
Habitam principalmente regiões tropicais e subtropicais.
Este grupo abriga cerca de 140 espécies, agrupadas em 11 gêneros. Muitas espécies são utilizadas para ornamentação. A maioria é arvores alta e com tronco bem desenvolvido.



Gnetófitas: O filo Gnetophyta é um pequeno grupo e gimnospermas, abrigado 70 espécies, distribuídas em 3 gêneros: Gnetum, Ephedra e Welwitschia. Ephedra: Este gênero contem cerca de 35 espécies, com pequenas folhas portadoras de escamas. São arbustos e podem ter uso medicinal. Habitam normalmente as selvas equatoriais




Gincófitas: Trata-se de uma grande árvore com pequenas folhas em forma de leque, muito comum em jardins. O Ginkgo biloba é a única espécie viva e dele se extrai um fitoterápico.



*Os maiores vegetais em termos de volume: Sequóias gig

Nenhum comentário:

Postar um comentário